Guia do Comprador de Imóveis – Letra V

Guia do Comprador de Imóveis

Guia do Comprador de Imóveis – Letra V

Valor Actual, Comercial, Venal, de Mercado

Valor mais elevado, em termos monetários, que um imóvel poderá gerar em mercado aberto e competitivo e pelo qual um comprador e um vendedor, dentro de um período razoável de tempo, concordariam em transaccionar, agindo ambas as partes com prudência e interesse equivalente, plenamente informadas das condições de mercado pertinentes e nenhuma delas sob constrangimento ou sofrendo pressões para agir. Pressupõe-se, que não se tome em conta qualquer eventual venda por um preço mais alto a uma pessoa movida por um interesse especial.

Valor de um Imóvel

Medida em dinheiro (ou equivalente), que um hipotético comprador estaria disposto a pagar pela propriedade desse imóvel.

Valor Justo

Termo coloquial, desprovido de qualquer consistência técnica ou científica, que parte do pressuposto, da existência de um valor intrínseco a qualquer bem económico. Por valor intrínseco entende-se uma hipotética qualidade inerente a um bem económico, situada no seu interior.

Vão

Abertura efectuada numa parede para permitir a iluminação e o arejamento de um compartimento bem como a comunicação entre espaços contíguos. Espaço “vazio” entre pilares, colunas, arcos, etc.

Varandas

Elemento construído cujo pavimento pode ser uma extensão da laje para além do plano da fachada do edifício delimitado por uma guarda, ao qual se acede por uma janela de sacada ou porta. Ver Balcão.

Varandins

Varanda estreita. Pequeno gradeamento assente no peitoril de uma janela que serve de anteparo.

Ventilação

Os edifícios devem ser dimensionados, para que se processem renovações de ar ambiente e evacuação dos produtos da combustão de gás nos aparelhos termodomésticos. Para satisfação desta necessidade, é necessário adoptar: entradas de ar nos compartimentos principais, independente da abertura das janelas; passagens de ar dos compartimentos principais para os compartimentos de serviço; saídas de ar nos compartimentos de serviço ligadas a conduta de evacuação, realizadas por tiragem térmica ou por extracção mecânica, com rejeição do ar acima da abertura do edifício.

Verniz

Composição líquida, constituída essencialmente por aglutinante, dissolvente e diluente que, aplicado em camada delgada sobre uma superfície apropriada, seca e forma uma película transparente ou translúcida mais ou menos dura e brilhante, que se aplica sobre objectos ou superfícies e que, uma vez seca, forma uma película protectora impermeável à água e ao ar.

Vídeo

Porteiro-sistema eléctrico de comando da porta de entrada de um edifício, a que está associado um sistema de câmaras vídeo e de iluminação, que permite ver de dentro de uma habitação e num painel de comando, quem pretende entrar, decidindo assim se abre ou não a porta.

Vigamento

Conjunto de toda a armação ou travejamento que sustenta a cobertura de um telhado, tecto ou sobrado.

Vistoria

Inspecção feita pela Câmara municipal, para verificar se o prédio urbano está conforme o projecto aprovado. Este termo é também utilizado para designar as inspecções que os peritos designados pelos bancos efectuam às obras por eles financiadas.

Vivenda

Habitação unifamiliar.

Outros artigos que lhe podem interesssar:

João Rocheta, agente RE/MAX”

Vilamoura, Algarve, Portugal

Para comprar ou vender casa, apartamento ou moradia, em Vilamoura, Quarteira, Loulé, Quinta do Lago, Vale do Lobo, ou no Algarve, conte com a ajuda de um Consultor Imobiliário com larga experiência.

Fazer mais e melhor! Essa é a minha marca como agente RE/MAX.

Ao vender e comprar, terá um profissional de confiança a guiá-lo em cada passo do processo. Por isso, vamos trabalhar juntos. Se tem um familiar, amigo ou vizinho que pretenda vender ou comprar casa ou apartamento, terreno, quinta, loja ou armazém, faça-lhe um favor e faculte-lhe o meu contacto.